Evangelismo Digital: Os perigos de não enxergarmos as oportunidades de Deus no meio digital! – Parte 1

Hoje, especialmente as lideranças, sofrem por estarem vivendo dias de extremas mudanças em curtos períodos de tempo, principalmente no ambiente digital. Quando trazemos uma ação, tão conhecida e desempenhada pelas igrejas, o evangelismo, isso pode se tornar um desafio ainda maior.

Antes de falarmos das oportunidades que Deus está dando a você e a Sua igreja para a expansão do Seu Reino, você precisa entender que é importante aprender a desaprender o tempo todo, ainda mais falando de ambiente digital, só assim você vai conseguir se abrir algo novo para então irmos mais longe. O mundo está mudando a uma velocidade muito rápida e seus conhecimentos e habilidades também precisam mudar. O seu aprendizado precisa ser contínuo para que consiga acompanhar tanta mudança e ainda olhar para tudo isso e se perguntar “Como Deus pode me usar para alcançar pessoas em meio a todos estes desafios?”. Sim, eu sei, não é uma tarefa fácil.

Mas não queremos desanimar ninguém, estamos aqui para falar sobre como podemos olhar para o ambiente digital e enxergar as oportunidades de falar do Evangelho. Nós na CV, através dos nossos projetos, buscamos:

  1. Mobilizar cristãos e a liderança da igreja, a fim de encorajá-los, inspirá-los e treiná-los ao compromisso com o evangelismo em uma magnitude que mude a atmosfera espiritual em um país e no mundo.
  2. Fornecemos ferramentas e recursos para alcançar não-cristãos e dar a oportunidade de responder ao evangelho em parceria com a igreja local e capacitar os cristãos alcançando um impacto duradouro e exponencial por meio da Igreja.

Fazemos isso, utilizando-se da tecnologia disponível a todos, a nós e a você também! Por isso, já começo dizendo que para usar os meios digitais para falar de Jesus não é preciso ser um expert em Tecnologia, nem mesmo ter feito uma faculdades em Ciências da Computação. Você com o seu perfil no Instagram já pode começar.

Hoje, 64% dos cristãos acham que é sua responsabilidade compartilhar sua fé* e os outros 40% por que não estão compartilhando sua fé? Essa e tantas outras perguntas poderiam ser feitas, na verdade existem pesquisas já publicadas e tantas outras sendo feitas para tentar entender, porque mesmo com o advento da internet, ainda as pessoas não se sentem parte dessa missão dada por Cristo de ir até os confins da terra para falar do Seu amor.

Se pensarmos em alcance e plataformas, olhem esses números que impressionante:

  • Segundo a ONU, já existem cerca de 4.1 bilhão de pessoas com acesso à internet no mundo, isso representa praticamente 53,6% da população mundial.
  • Segundo a Visual Capitalist, hoje as maiores plataformas digitais no mundão são: Facebook com 2.6 bilhões de usuários ativos, seguido pelo WhatsApp com 2 bilhões de usuários ativos e Instagram com 1.08 bilhões de usuários ativos.
  • Em 1 minuto, existem mais de 347.222 stories sendo postados; 150.000 mensagens sendo compartilhadas no Facebook; 2.700 pessoas instalando o app do TikTok e tantas outras interações digitais acontecendo. Em 1 minuto!!!!

Esses são só alguns, muito mais o ambiente digital pode oferecer para que pessoas do mundo todo, em diversas línguas, culturas e de intenções, também utilizem esses recursos para espalhar sua mensagem, e Deus no ambiente digital? Como cristãos estão ocupando este espaço para falar da melhor e mais importante mensagem que o mundo pode e precisa conhecer? Para 53% dos cristãos, eles concordam que a tecnologia e as interações digitais tornaram o compartilhar de sua fé mais fácil.

Agora, como você e sua igreja poderiam, apenas com poucos dados compartilhados neste artigo, pensar na oportunidade que você pode estar perdendo de falar de Jesus, de forma intencional e relacional, utilizando-se de ferramentas digitais?

Pesquisa Barna Institute

Texto escrito por Carolina Fedoruk, Country Manager CV Brazil.