As doenças do tempo

De acordo com dados oficiais disponíveis da Organização Mundial de Saúde, em 2017, estimava-se que 322 milhões de pessoas no mundo sofriam de depressão e que 264 milhões de pessoas enfrentavam transtornos relacionados à ansiedade.

Já em 2019, uma pesquisa da International Stress Management Association sugeriu que 72% dos trabalhadores brasileiros possuem alguma sequela causada pelo estresse e 32% deles sofreriam da síndrome de burnout, caracterizada, dentre outras coisas, pelo esgotamento emocional e distanciamento das pessoas.

E agora? Como lidar com essas informações? Nosso propósito, com este blog, não é tratar cientificamente sobre esses temas tão sensíveis e urgentes para a sociedade, mas oferecer uma visão diferente para esses três transtornos. E o que eles têm em comum?

Não queremos adotar uma visão simplista, até porque são transtornos complexos que até hoje não foram totalmente compreendidos por especialistas, mas acreditamos que os três transtornos são doenças causadas pelo tempo. Como assim?

A depressão tem muitas causas, no entanto, há algo comum entre muitas das razões para alguém entrar em depressão: o passado. A pessoa que sofre de depressão sofreu algum trauma, experiência ou processo extenuante que fez com que sua perspectiva sobre a vida e sobre si mesmo fosse profundamente alterada. No meio de um turbilhão de pensamentos e situações, a pessoa com um quadro depressivo em muitos momentos se volta para o passado e não consegue enxergar uma possibilidade de futuro.

O estresse é caracterizado pelo acúmulo de atividades e situações que colocam uma pressão além da suportada pela pessoa, gerando uma vida de frustrações e metas/planos não cumpridos, tornando o “estressado” uma pessoa irritadiça. A pessoa que vive constantemente sob estresse sente que está abaixo das expectativas ou que está passando por uma situação que nunca terá fim. Focando-se sempre no presente, sem pensar nas coisas já vividas e planejar o que fazer no futuro, o estresse se torna um causador de noites mal dormidas, dores no corpo e, em casos extremos, morte causadas por acidentes decorrentes do cansaço ou de um completo shutdown do corpo.

Enquanto a depressão tem a tendência de olhar para o passado e o estresse para o presente, a ansiedade tem como sua principal característica a geração de expectativas ou o receio com o futuro. A potencialização das consequências de uma ação faz com que a pessoa ansiosa tema constantemente o futuro, criando hipóteses catastróficas e que geralmente têm uma menor probabilidade de ocorrer. Assumindo a catástrofe como resultado mais possível, o ansioso sofre mentalmente e fisicamente.

E se você acha, ou conhece alguém, que está sofrendo com alguma dessas “doenças do tempo”, está pensando agora “como se livrar delas?”. O primeiro passo é reconhecer que é  preciso pedir  ajuda. Infelizmente, a sociedade ainda tem muitos preconceitos com profissionais que tratam da saúde mental. Todavia, o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra é essencial para manter a qualidade da saúde mental. É só você pensar que da mesma forma que buscamos um médico mesmo sem sentir nada, apenas como prevenção, devemos também buscar um profissional que cuida da saúde mental para ter certeza de que estamos bem ou buscar o tratamento adequado para ficarmos bem.

Uma outra sugestão que temos para te dar, que pode ser usada em conjunto com o acompanhamento profissional, é buscar palavras de sabedoria na Bíblia para lidar com esses problemas. Você sabia que a Bíblia fala muito sobre essas doenças?

Eclesiastes 3.1-8 fala, por exemplo, que há tempo para tudo debaixo do céu. I Pedro 5.7 fala que devemos lançar nossa ansiedade sobre Deus, pois ele cuida de nós. Mateus 6.25-32 nos lembra que as nossas preocupações não nos acrescentam nada e que temos um valor para Deus. Habacuque 3.17-18 afirma que mesmo quando tudo dá errado, ainda assim é possível encontrar alegria no Senhor.

Viu? A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre esses temas.

Em nosso projeto yesHEis, já trabalhamos alguns destes temas, Confere lá!

“Depressão: Uma luta interna” –  https://www.youtube.com/watch?v=vWQyRaRa18E

“Ansiedade” – https://www.youtube.com/watch?v=4xlXXSiO0aE

“De Onde Vem a Paz?” – https://www.youtube.com/watch?v=UsZKqCWwOOY

Conteúdo CVOutreach