Tornando-se um líder

Um desenho animado mostra um executivo sentado, com um semblante de desamparo, atrás de uma escrivaninha. De pé, humildemente, do outro lado da escrivaninha, está um homem vestido com uma blusa com a seguinte frase: “Se isso puder consolá-lo, aqui em baixo também é muito solitário”. A verdade é que você encontrará pessoas solitárias em todas as posições sociais. A solidão não é questão de posição, mas uma questão de relacionamentos.

A Bíblia diz: “O homem que tem amigos deve mostrar-se amigável” (Pv. 18:24). O ditado “É solitário estar no topo” não foi criado por um grande líder. Pare por um instante e pense nisso. Se você está sozinho, ninguém o está seguindo. E se ninguém o está seguindo, você não está realmente liderando. Que tipo de líder deixaria todo mundo para trás? Um líder ineficaz. Um líder inseguro. Um líder disfuncional. Liderar com eficácia é elevar as pessoas a uma posição melhor, e não elevar a si mesmo. E para levantar as pessoas você precisa se aproximar delas. Como líder, você precisa lembrar-se sempre de três coisas:

1) Para ter credibilidade, você precisa chegar ao topo. Muitas pessoas estão dispostas a lhe dar conselhos sobre coisas que elas nunca experimentaram, mas a credibilidade vem quando você paga o preço para chegar ao sucesso.

2) Para conquistar respeito, você precisa reconhecer que não chegou ao topo sozinho.  Edmund Hillary escalou o Monte Everest porque tinha a equipe certa. Você também precisa ter uma.

3) Para ter realização, você precisa levar outros ao topo com você. “Somos colaboradores”. O verdadeiro sucesso é o sucesso compartilhado, e ele só acontece quando você está disposto a investir na vida de outros.

Devocional “A Palavra para hoje” – Editora Vida

Mais desse devocional em https://linktr.ee/editoravida